É inegável a necessidade que o parque industrial nacional possui de profissionais com formação especializada em questões gestoras, envolvidos com o controle e processos. Um País em desenvolvimento, como o Brasil, possui um estado de crescimento natural, ainda que pesem períodos de crise entre os de progresso. Em ocasiões de progresso pleno, o profissionalismo é necessário para que o crescimento ordenado não permita graus inoportunos de entropia; em ocasiões de crise, profissionalismo é primordial ao aperfeiçoamento do pensar possibilidades de transcendência. O enfrentamento desses desafios só é possível com formação de um quadro profissional com atores de organização: profissionais com competências que lhes permitam perceber demandas e tendências do mundo do trabalho, tornando-as realidades em forma de produção.
A economia da cidade de Itatiba é movimentada principalmente pela indústria, com polo em amplo crescimento e expansão. A cidade gera grande interesse em empresas multinacionais devido à localização estratégica, próximo à capital e a grandes regiões de desenvolvimento – RMC (Região Metropolitana de Campinas) e Região Administrativa de Jundiaí.
Em fevereiro de 2016, o governo do estado de São Paulo cria a Fatec de Itatiba, faculdade de tecnologia vinculada ao Centro Paula Souza e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado de São Paulo, vislumbrando o atendimento aos diversos setores do parque industrial instalado em Itatiba e região, oferecendo o curso superior de tecnologia em Gestão da Produção Industrial.